OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

PARABÉNS SÃO FRANCISCO DO OESTE PELOS 51 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.


Nesta quarta-feira, dia 22 de outubro de 2014,  é dia de parabenizar o município de São Francisco do Oeste, que está completando 51 anos de Emancipação Política. 

Para tanto, a administração da Prefeita Gildene Barreto, preparou um grande evento para marcar esta data na história do Município.

Viva o nosso povo, viva nossa cultura, viva a nossa querida cidade e viva a nossa história!

Veja a Programação da Festa de Emancipação Política de São Francisco do Oeste/RN, no dia 22 de outubro de 2014:

-Às 06:00h - Alvorada festiva, em seguida café da manhã e concentração para cavalgada na Budega Marinho;

-Às 10:00h - Missa em ação de graças ao aniversário da cidade na Igreja Matriz e bênçãos dos cavaleiros e logo após, feijoada de encerramento da cavalgada no Sítio Campo Grande, na residência de Déda de Cirilo; e

-Às 22:00h - Festa dançante na Praça de Eventos, com as seguintes atrações:

.Brilho de Amor;
.Mulekes de Luxo;
.Gaviões do Forró; e
.Mobral e Forrozão Arreio de Prata.

Conheça a História de São Francisco do Oeste:


A povoação organizada nas terras de Salamandra teve início quando Enéas Filgueira seu proprietário, doou ao Senhor Vicente Honorato Barreto, em 1942, uma faixa de terreno para a construção da capela em homenagem a São Francisco de Assis, que foi inaugurada no mesmo ano em missa solene celebrada pelo padre Carlos Theissen, 1º pároco.

O povoado começou a tomar forma e a expandir-se. Nessa época de pioneirismo, destaca-se a figura de Raimundo Nonato Leite, popularmente conhecido como Raimundo Marinho, que entregou parte de seu patrimônio para a consolidação de um núcleo populacional nas terras de Salamandra.  

No dia 22 de outubro de 1963, Salamandra tornou-se município e com sua emancipação teve seu primeiro prefeito interino, Senhor Alberto Cavalcante de Castro nomeado pelo Governador Aluízio Alves, que administrou o município até 1º de fevereiro de 1965, quando foi substituído por José Raimundo de Freitas, primeiro prefeito constitucional, eleito em 25 de janeiro de 1965 e tomou posse no dia 1º de fevereiro do referido ano e governou até 31 de janeiro de 1969.

Através da lei nº 2.966, sancionada pelo então e saudoso Governador Aluízio Alves. Salamandra foi desmembrada da cidade de Portalegre, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Quatro anos após em 24 de outubro de 1967, pela lei nº 3.522, o município mudou seu nome para São Francisco do Oeste, em homenagem ao padroeiro da comunidade e por localizar-se na região oeste do estado.

Inauguração da nova sede da Prefeitura em 2011 - (Palácio - José Raimundo de Freitas) - Crédito: Franskin Leite.

J. Alves da Redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário