OUÇA A RÁDIO METAMORFOSE FM - 104,9 MHZ.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

HENRIQUE EDUARDO ALVES BUSCA NA EUROPA NOVOS INVESTIMENTOS PARA O TURISMO AO LONGO DA SEMANA.


Atrair novos investimentos e promover o Brasil, por meio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Esses são os principais objetivos da agenda internacional que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, cumpre ao longo da semana em Portugal e na França.

Em Lisboa, Henrique Alves vai se reunir com Fernando Pinto, presidente da TAP Portugal, e os dirigentes da empresa. A companhia vem crescendo sua atuação no território brasileiro e hoje já oferece 67 voos semanais entre Brasil e Portugal - quatro saindo de Natal.

O ministro participa, ainda, de uma audiência com o presidente da Mundo Abreu, a maior operadora de viagens de Portugal e a mais antiga do mundo. Atualmente o Brasil representa 60% das operações da agência e Natal está entre os cinco destinos mais vendidos, junto a Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

A agenda em Lisboa termina com a participação de Henrique Eduardo Alves na Feira Internacional de Turismo de Lisboa, o principal evento do setor de Portugal.


AULÕES PREPARATÓRIOS PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO ENEM VOLTAM À TV ASSEMBLEIA ESTA SEMANA.


Os “aulões” preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão de volta à TV Assembleia. Na próxima quinta-feira, (3), será a reestreia das aulas na emissora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Com o nome Conexão Enem, o programa será apresentado ao vivo pelo professor João Maria de Lima e equipe, com edição semanal às quintas-feiras, das 19h30 às 20h30.

“O Conexão Enem reforça o compromisso da Assembleia e da emissora com a promoção da Educação Pública. Os aulões tiveram uma grande participação do nosso público telespectador e com certeza reforçam o nosso papel, de emissora pública e legislativa no apoio à formação, educação e cidadã dos jovens potiguares”, diz o diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni.

Os aulões para o Enem tiveram cinco edições de duas horas de duração entre 27 de setembro e 24 de outubro do ano passado na TV Assembleia. Com uma equipe multidisciplinar coordenada pelo professor de Redação João Maria de Lima, os aulões obtiveram enorme sucesso junto ao público telespectador da emissora.

Usando vídeos e discutindo temas da atualidade, além do conteúdo das matérias exigidas no Enem, os aulões usaram o aplicativo de mensagens WhatsApp para garantir a interatividade com o público, notadamente jovem. A rede social ajudou os estudantes e candidatos ao Enem a tirar dúvidas e permitiu a participação ao vivo.


ELEITOS PARA A 5ª EDIÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TOMAM POSSE DIA 7 DE MARÇO.


Os estudantes eleitos para a 5ª edição do Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa tomam posse no próximo dia 7 de março (segunda-feira), às 9h30min, em sessão solene no Legislativo Estadual, oportunidade em que também acontece eleição para composição da mesa diretora. Para ocupar lugar na nova bancada, os alunos participaram de capacitação e permanecerão no cargo pelo período de um ano.

O processo eleitoral para selecionar os estudantes foi desenvolvido em 12 escolas estaduais e particulares, reunindo centenas de alunos do ensino médio. Os 24 jovens parlamentares foram eleitos no mês de junho de 2015.

O Parlamento Jovem é um projeto educacional empreendido pela equipe técnica Legislativa. A iniciativa surgiu como uma oportunidade de promover junto à classe estudantil a consciência política e a liderança entre jovens e adolescentes potiguares. Mais de 100 jovens já foram beneficiados com o projeto e dezenas de municípios foram contemplados.


SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: PAUFERRENSE É ASSASSINADO POR GOLPES DE FACA NA NOITE DE DOMINGO (28).

Fotos: Blog do Cobra.

O jovem Pau-Ferrense José Ricardo Sabino Leite, 18 anos, foi assassinado a golpes de faca,  por volta das 22h00 deste domingo (28), segundo informações o corpo apresentava perfurações, nas costas, no peito e no pescoço.

Bito de Noêmia, como era mais conhecido foi encontrado por populares já sem vida no meio da rua próximo a uma Escola no centro da cidade. 

A Polícia já dispõe do nome de um suspeito que se encontra foragido e realiza diligências no intuito localizar e prendê-lo.  

Informações não oficiais dão conta que a motivação do crime por ter sido uma discussão entre vítima e um primo do suposto acusado ocorrido há alguns dias em bar da cidade.

Uma equipe do ITEP/RN compareceu ao local e removeu o corpo da vitima para sede do órgão em Mossoró/RN para exames de necropsia. 

O caso será investigado pelo competente Bel. Inácio Rodrigues, Delegado Regional de Polícia Civil da 4ª DRPC em Pau dos Ferros/RN. 


Fonte: *NPRN.

DEPUTADO CARLOS AUGUSTO MAIA ESTEVE, NESTE FIM DE SEMANA, EM MOSSORÓ E TOUROS, OUVINDO REIVINDICAÇÕES E PRESTANDO CONTAS DO MANDATO.


O deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) visitou a região Oeste do Estado, neste final semana. Ele esteve, em Mossoró, na última sexta-feira (26), no quartel do Corpo de Bombeiros visitando as instalações ouvindo os pleitos relacionados às melhorias para os serviços prestados, como uma nova viatura para fazer a cobertura da região (64 municípios) e também a aprovação da Lei Orgânica do Corpo de Bombeiros. “Vamos nos empenhar para atender essas necessidades apresentadas pelos bombeiros de Mossoró”, declarou Carlos Augusto.

O parlamentar também visitou o prefeito Francisco Silveira e anunciou a emenda, de autoria de seu mandato parlamentar, destinada ao município. Ele também visitou o Hospital Regional Tarcisio Maia, identificando as demandas de Saúde em Mossoró, como a necessidade de um tomógrafo e de respiradores. “Esses equipamentos são indispensáveis para o funcionamento do hospital e vamos cobrá-los do governo do Estado”, observou o parlamentar. 

Nos meios de comunicação da cidade (rádios 95 FM e 105FM e TV TCM), Carlos prestou contas de sua atuação na Assembleia Legislativa do RN. Finalizando sua visita ao município, ele participou de reunião partidária do PTdoB, na qual recebeu novos filiados ao partido.

Em Touros

O deputado Carlos Augusto Maia também esteve em Touros, no último sábado (27), reunindo seu partido na cidade para uma movimentação partidária. O deputado e seus correligionários reuniram todos os pré-candidatos a vereadores que fazem parte de um conjunto de partidos, dentre eles o PTdoB de Touros, para discutirem propostas de melhorias para a cidade, as quais serão as bandeiras dos pré-candidatos nas próximas eleições municipais de 2016.


sábado, 27 de fevereiro de 2016

PAU DOS FERROS/RN: PRESIDENTE DO CONSELHO TUTELAR, JEFERSON TAVARES, É MAIS UM PRÉ-CANDIDATO AO LEGISLATIVO QUE SEGUIRÁ COM LEONARDO RÊGO.


O ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM) recebeu mais uma manifestação espontânea de apoio à sua pré-candidatura ao cargo de Prefeito de Pau dos Ferros, que deverá ser oficializada em outubro e dentro do prazo estabelecido pela justiça eleitoral. 

Na manhã deste sábado (27), o Presidente do Conselho Tutelar do Município, Jeferson Tavares, filho do saudoso ex-vereador Neguinho de Ana (in memoriam), anunciou que seguirá com o projeto do líder político oposicionista e, também, confirmou que assinará sua ficha de filiação ao DEMOCRATAS, objetivando entrar na briga por uma das onze vagas em disputa no Poder Legislativo. 

"A minha decisão de apoiar a pré-candidatura de Leonardo Rêgo pode ser explicada de uma forma bem simples e racional. O caos administrativo instaurado na cidade de Pau dos Ferros é um problema gravíssimo e que afeta a todos. Portanto, na condição de um cidadão preocupado unicamente com os interesses da coletividade, sinto-me convocado a defender o que é melhor para a minha cidade, até porque, Leonardo já demonstrou que é capaz de gerenciar a máquina pública municipal, e toda a sua engrenagem, de uma maneira bem mais eficiente que o gestor atual que, na minha opinião, aparenta não saber o que está fazendo e muito menos aonde quer chegar", enfatizou Jeferson Tavares.

Jeferson Tavares está exercendo pela segunda vez consecutiva o cargo de conselheiro tutelar do Município de Pau dos Ferros, sendo que no atual mandato está na condição de presidente do órgão público. Apesar de não confundir as atribuições inerentes ao posto que ocupa com questões políticas, é um fato inquestionável que a popularidade do jovem conselheiro o capacita para alçar voos ainda mais audaciosos.

*Política Pauferrense.

MINISTROS DO TURISMO E DA CULTURA SE JUNTAM PARA AMPLIAR LEGADO OLÍMPICO.


Os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e da Cultura, Juca Ferreira, firmaram o compromisso de trabalharem juntos para potencializar o ganho do Brasil com a Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016. A ideia é criar uma programação conjunta para valorizar a cultura nacional na Casa Brasil - que será montada durante o megaevento esportivo -, lançar uma campanha de publicidade integrada das duas pastas ministeriais e incrementar a visitação aos espaços culturais como museus, por meio da inclusão dos mesmos em produtos turísticos.

“Não existe turismo sem cultura. Da mesma forma que a cultura depende do turismo”, comentou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Dentro dessa perspectiva, as áreas técnicas dos Ministérios da Cultura -  incluindo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) -, e do Ministério do Turismo, voltarão a se reunir em março para detalhar os projetos.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, sugeriu a retomada do entendimento já iniciado entre o MTur e o Iphan para o melhor aproveitamento turístico de prédios e outras estruturas históricas. “Quase tudo da cultura pode ter impacto também no turismo”, destacou Juca Ferreira.

Entre as ações práticas que serão tratadas no âmbito da parceria estão a sinalização turística de cidades históricas, a programação cultural da Casa Brasil e do tour da tocha, principalmente nas cidades onde a chama olímpica irá pernoitar, e a aproximação da agricultura familiar com eventos culturais regionais como o São João.  


DANOS PROVOCADOS POR ZIKA EM BEBÊS SÃO MAIORES DO QUE SE PENSAVA, DIZ PESQUISA.

Pesquisadores e médicos baianos confirmaram que os danos causados pelo vírus Zika nos bebês é maior do que se sabia e que as gestantes podem não ter sintomas da doença. Segundo artigo publicado em parceria com a Universidade do Texas, o vírus não afeta exclusivamente o sistema nervoso central, hipótese sustentada até agora.
A descoberta ocorreu após pesquisas feitas em um feto, morto na 32ª semana de gestação, depois que a mãe de 20 anos, sem identidade revelada, e moradora do interior da Bahia, foi atendida no Hospital Regional Roberto Santos, em Salvador.
O feto foi retirado em 20 de janeiro, cinco semanas depois de ter sido diagnosticado com microcefalia e hidranencefalia (condição rara em que o crânio é preenchido por um líquido).
Além das complicações no sistema nervoso, consideradas graves, outros problemas afetaram o bebê. Ele apresentou quadro de artrogripose (doença congênita que deforma os membros e as articulações) e hidropisia (presença de líquido em cavidades do corpo, provocando inchaços no bebê).
Via Robson Pires.

SERVIDORES DO RN RECEBERÃO SALÁRIOS DE FEVEREIRO NOS DIAS 3 E 4 DE MARÇO.


O pagamento dos salários de fevereiro do funcionalismo estadual do Rio Grande do Norte será realizado nos dias 3 e 4 de março. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26) pela Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan).
Ainda segundo a secretaria, aposentados e pensionistas do estado terão os vencimentos depositados no dia 3. Já o salário dos ativos, será creditado no dia seguinte. “A medida é necessária diante do impacto provocado pela crise econômica nos estados mais dependentes das transferências federais, como é o caso do Rio Grande do Norte e de outros 16 estados da federação”, justificou a Seplan.
“O Governo tem trabalhado em todas as frentes para honrar seus compromissos, priorizando o pagamento dos servidores. As dificuldades continuam em virtude da crise econômica, mas nossa equipe está focada no ajuste fiscal iniciado em 2015 e na criação de alternativas que recoloquem o Estado no caminho do equilíbrio fiscal”, declarou o secretário Gustavo Nogueira por meio de sua assessoria de comunicação.
Do G1 RN.

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DISCUTE "GRITO DA SECA" COM GOVERNADOR EM EXERCÍCIO.


O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), teve uma audiência com o Governador em exercício, Fábio Dantas (PCdoB), no início da manhã desta sexta-feira (26), na Governadoria. Esta é a segunda vez que Fábio Dantas ocupa o cargo de governador interino.
 
"A visita ao amigo Fábio Dantas serviu para reforçar o apoio conjunto da Assembleia Legislativa e do Poder Executivo Estadual aos produtores rurais envolvidos no movimento do ‘Grito da Seca’ que pedem a revisão da Medida Provisória 707, que trata do endividamento rural. Esta luta também é nossa e vamos envolver toda a bancada federal", disse Ezequiel Ferreira.
 
Na quinta-feira (25) o Governador em exercício teve um encontro com os coordenadores do movimento e assegurou incluir a pauta de reivindicações do grupo na agenda da próxima reunião de governadores do Nordeste com o Governo Federal. "Entre elas: mais perfuração de poços, construção de cisternas, fornecimento de água via carro pipa, mais repasses do Governo Federal para ações de combate à seca, principalmente, para as obras de Oiticica", pontuou Ezequiel Ferreira de Souza, que preside o Comitê de Ações de Combate à Seca na Assembleia Legislativa.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: FAÇA A SUA PARTE NA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS PARA FAMÍLIAS CARENTES.


Você pode ser o mais pobre, o mais fraco, o maior pecador entre todos os seres humanos; se você tiver a caridade, conseguirá viver. Você pode estar atribulado por doença, má sorte e frustração, se você tiver a caridade, conseguirá ficar de pé. Você pode não possuir uma grande residência, mas apenas um teto sobre sua cabeça; se tiver a caridade, você estará em casa. Você pode não ter muitas posses, nem uma grande conta bancária; se você tiver a caridade, estará rico. Se você tiver a caridade, terá Deus no seu coração.
(Phil Bosmans).

Esmola não significa dar sobras, restos. Mas sim, partilhar aquilo que temos, com pessoas que necessitam. Então, nesse tempo de quaresma. Tempo de reflexão, conversão, oração. Convido todos vocês.

A comunidade em geral, para fazer uma campanha, para arrecadação de alimentos, para as famílias jejuar na Semana Santa que se aproxima. Pessoas para doar e também voluntárias, para que possamos ajudar ao próximo. Conto principalmente com a ajuda de nossos agentes comunitários de saúde, que conheci bem melhor esse público. Lembrando que, não terá destinação de cor, raça, partido político, religião.

Mas sim, uma campanha para ajudar os mais necessitados de nossa comunidade. A campanha terá início dia 1º e vai até o dia 23 de Março. Conto com todos vocês. Amigos e familiares.

Senhor, eu vim para servir.

Maiores informações: 9. 9658-8791 - Falar com Bianca Freitas.


PRESIDENTE EZEQUIEL FERREIRA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RESSALTA PROJETOS DE LEI APROVADOS NESTA SEMANA.


O Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), destacou dentre os trabalhos realizados na Casa Legislativa do Rio Grande do Norte esta semana, o início das votações de projetos em benefício da sociedade potiguar.

“Promovemos a análise e as aprovações de matérias de importância social e econômica para os potiguares. Destravou-se a emissão de novo Certificado de Regularidade Previdenciária, permitiu-se pequenas mudanças do Plano Plurianual e aprovamos o Piso Nacional do Magistério retroativo a janeiro de 2016 para os professores da rede estadual de ensino”, elencou Ezequiel Ferreira.

Os projetos foram aprovados mediante acordo de líderes, mas na sessão da quarta-feira (24), o presidente da Assembleia Legislativa solicitou que as bancadas apresentassem as composições das Comissões Permanentes da Casa e que na segunda-feira (29), em nova reunião colegiada de lideranças sejam escolhidas as presidências das comissões para que já na terça-feira (01) os trabalhos de cada uma das 08 comissões permanentes e 03 temporárias voltem à normalidade.


A GATA SALAMANDRA DESTA SEXTA-FEIRA, QUEM GOSTA, CURTE... APRECIE COM MODERAÇÃO!


Oferecimento:


REFORMA ADMINISTRATIVA SERÁ O PRÓXIMO PASSO NA ATUAL GESTÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN.


A transparência tem sido prioridade na atual gestão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que implantou o Planejamento Estratégico, o Portal da Transparência, além da auditoria interna, o censo dos servidores e avança para uma nova Assembleia através da Reforma Administrativa. As medidas estão em curso na atual gestão, que cumpre o papel institucional de garantir o acesso à informação e trabalha para regularizar a situação funcional dos servidores.  

No ano passado, a Assembleia iniciou uma auditoria interna para avaliar os dados relativos à folha de pagamento. Após a conclusão deste levantamento, o Poder Legislativo solicitou ao Tribunal de Contas do RN, através do ofício n° 1806/2015, o cruzamento de dados funcionais para análise jurídica e administrativa dos servidores.

Em resposta à solicitação da Assembleia, o Tribunal de Contas do Estado encaminhou ofício nº 689/2015, com informações e análise de casos de potencial acumulação de cargos públicos. Além disso, a Assembleia instalou comissões internas para analisar os casos e o novo Portal da Transparência garante o acesso irrestrito às informações da Casa.

O próximo passo é a Reforma Administrativa da Assembleia Legislativa, instituindo o planejamento para os cargos, setores e salários dos servidores, incluindo o levantamento sobre a necessidade de diminuir a estrutura dos cargos comissionados, respeitando as prerrogativas do Poder Legislativo. 


SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN: FORRÓ DOS IDOSOS APRESENTA ZÉ CEARÁ E FORROZÃO PÉ DE SERRA NESTE DOMINGO (28).

Crédito: Radialista Cleviano Silva.

O Tradicional Forró dos Idosos de São Francisco do Oeste apresenta Zé Ceará e Forrozão Pé de Serra neste domingo (28/02), a partir da 15h00 no Clube São Francisco, localizado na Rua Manoel Barreto, próximo ao GTK Clube.

A organização do Tradicional Forró dos Idosos fica por conta do amigo e vocalista Paulo Forrozeiro.

Apoio Cultural: Salamandra News e Publicidades e Casa Cheia Bar.



MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO RN REQUER AUDITORIA PARA INVESTIGAR INVESTIMENTOS DE CARGOS NA ASSEMBLEIA.


O procurador-geral em exercício do Ministério Público de Contas, Thiago Martins Guterres, deu entrada nesta quinta-feira (25) em um pedido de auditoria para averiguar a situação funcional na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A auditoria deverá examinar a legalidade, legitimidade e economicidade dos atos de gestão que geraram um crescimento expressivo do número de servidores de livre nomeação na Assembleia.

Segundo o pedido, há no Legislativo Estadual 379 cargos de provimento efetivo e 2.592 de livre nomeação e exoneração, o que denota uma “notória desproporção”. Além disso, o Portal da Transparência do órgão mostra um crescimento exponencial entre os exercícios de 2011 e 2016, com a criação de 1.756 novos cargos, “amplificando-os, por esta via, ao percentual de 86% do seu quantitativo global de funcionários ativos”.

“Trata-se, a princípio, de uma realidade administrativa incongruente com a necessária prevalência do mandamento constitucional do concurso público, o qual, embora tolere estritas mitigações, sempre deverá constituir baliza modeladora do serviço público”, afirma o procurador.

O pedido lembra ainda que o Tribunal de Contas do Estado identificou, em levantamento realizado pela Diretoria de Despesa com Pessoal, a existência de 296 casos potenciais de acumulação ilícita de cargos públicos e a permanência em atividade de 8 servidores efetivos com idades acima do limite de 70 anos, o que configura a existência de “circunstâncias indicativas de irregularidades” e “que também merecem ser objeto de um exaustivo aprofundamento investigatório”.

O processo foi distribuído para o conselheiro Gilberto Jales, que é o responsável por relatar processos relativos à Assembleia Legislativa do RN. O conselheiro irá elaborar um voto e submeter ao Pleno do TCE, a quem cabe decidir pela continuidade da auditoria requerida.


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DO MPF CONTRA A CORRUPÇÃO ATINGE META DE 1,5 MILHÃO DE ASSINATURAS.


O Ministério Público Federal celebrou nesta quinta-feira, 25, a superação da meta de 1,5 milhão de assinaturas para a campanha 10 Medidas contra a Corrupção. O evento ocorreu na sede do MPF em São Paulo. 

A campanha, iniciada em julho de 2015, coletou quase 30 mil assinaturas só no Rio Grande do Norte, com apoio de dezenas de empresas e instituições, além dos cidadãos. O trabalho continua, para que haja um número ainda maior de assinaturas, garantindo a aceitação das propostas por parte do Congresso Nacional.

As propostas de mudança legislativa elaboradas pelo MPF serão encaminhadas ao Congresso Nacional como projeto de lei de iniciativa popular. O conjunto de medidas contempla a criminalização do enriquecimento ilícito, o aumento das penas para corrupção de altos valores, a reforma no sistema de prescrição penal, a celeridade nas ações de improbidade administrativa, a responsabilização dos partidos políticos e a criminalização do caixa 2, entre outros ajustes. 

Mais informações e as listas de assinatura poderão ser acessadas através do site http://www.dezmedidas.mpf.mp.br/


MERCANTIL ESTRELA E REDE OESTE SUPERMERCADOS, UM DIA É POUCO, ECONOMIZE MUITO COM AS OFERTAS QUE PREPARAMOS PRA VOCÊ!


Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior.

Um dia é pouco, economize muito com as ofertas que preparamos pra você. São preços incríveis na Rede Oeste de Supermercados para você economizar!

Mercantil Estrela fica localizado na Rua Domingos Diógenes Nº 61, Centro, São Francisco do Oeste/RN.

Os proprietários agradecem a todos pela preferência. Maiores informações: (84) 3378-0022.

Ofertas válidas no período de 23/02 à 12/03/2016.


WALTER ALVES É NOMEADO MEMBRO TITULAR DE COMISSÕES QUE DISCUTEM DÍVIDAS PÚBLICAS E DE PRODUTORES RURAIS.


O deputado federal Walter Alves (PMDB-RN) foi nomeado ontem (24) membro titular de duas comissões mistas que vão analisar as Medidas Provisórias (MPs) que tratam do pagamento da dívida pública federal e a suspensão de cobrança das dívidas dos produtores rurais do Nordeste. Ambas comissões foram instaladas no início da tarde de ontem, em Brasília.

A primeira comissão na qual Walter foi designado como membro titular terá como objeto de debate a MP 707. Editada em dezembro do ano passado pelo Governo Federal, a MP suspende, até 31 de dezembro deste ano, o encaminhamento das operações de crédito rural para inscrição em dívida ativa e para cobrança judicial.

À medida que suspende os prazos de cumprimento de obrigação financeira beneficia os agricultores nordestinos. “Essa é uma bandeira que defendemos na Câmara Federal e foi tema de pronunciamentos que fizemos na Casa. O agricultor nordestino, castigado pelos últimos anos de seca severa, não pode ser penalizado de outras formas”, afirma o deputado.


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

DEPUTADOS APROVAM NA SESSÃO PLENÁRIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA O REAJUSTE ANUAL DOS PROFESSORES.


Os deputados aprovaram na sessão plenária desta quarta-feira (24) a mensagem governamental que concede o reajuste anual do Magistério, em cumprimento ao que foi estabelecido pelo Governo Federal em janeiro de 2016. 

Também foram aprovadas a mensagem 064, que altera a Lei 9936 de 2015, autorizando o Governo a parcelar as dívidas com a Previdência Social; a mensagem 067, que dispõe sobre o plano plurianual e a realização de uma sessão solene para divulgação da Campanha da Fraternidade. Esta foi a primeira votação após a instalação do Painel Eletrônico da Casa.
 
O reajuste vai contemplar os servidores efetivos da Secretaria Estadual de Educação que desempenham funções de direção, administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação. O deputado Fernando Mineiro (PT) citou como mais um avanço do Governo do RN na Educação. “É mais um exemplo das ações do governo no sentido de valorizar e tirar a educação do fundo do poço em nosso Estado”, afirmou.



DEPUTADO RAFAEL MOTTA GRAVA PROGRAMA PARTIDÁRIO DO PSB NESTA TERÇA-FEIRA (23).


O deputado federal Rafael Motta, presidente estadual do PSB, gravou no início da noite desta terça-feira (23) o programa partidário da legenda que está à frente no Rio Grande do Norte. 

Além do deputado Rafael Motta, também vão estar no programa do PSB a ex-deputada federal Sandra Rosado, a ex-deputada estadual Larissa Rosado e o deputado estadual, Tomba Farias.

“ Um dos temas que vamos tratar é o novo federalismo, que está entre as principais bandeiras do PSB. Defendemos uma nova divisão dos impostos arrecadados pelo Governo Federal, com mais recursos para os estados e municípios”, afirmou Rafael Motta.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

PROFESSOR É PRESO POR SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL DE 10 MENINAS NO RN.


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu no início da tarde desta terça-feira (23) um homem de 56 anos suspeito de abusar sexualmente de pelo menos dez meninas em Ceará-Mirim, na Grande Natal. De acordo com o chefe de investigações da delegacia da cidade, Marcelo Fernandes, o suspeito foi preso em casa após a Justiça expedir um mandado de prisão preventiva. Ele nega o crime.

Segundo Fernandes, o homem dava aulas de reforço em casa a crianças da cidade. Aproveitando-se dos momentos à sós com as alunas, de faixa-etária entre 7 e 13 anos, para cometer os abusos. Ainda de acordo com Fernandes, um inquérito foi instaurado para  investigar o caso quando as mães das meninas foram até a delegacia prestar queixa contra o professor, em abril de 2015.
"Elas [as mães] disseram que as crianças estavam com um comportamento estranho e que quando perguntaram o que aconteceu, as crianças relataram os abusos. Algumas crianças relataram que o suspeito as chamava para o quarto. Outras, que ele mandava que elas tirassem a roupa porque a aula era sobre corpo humano", disse Fernandes.
Ainda de acordo com o chefe de investigação, há indícios de que o suspeito também tenha abusado de outras vítimas. "Ele também tinha outros alunos, de forma que pode ter abusado de mais crianças. No entanto, como o caso envolve uma temática muito delicada, acreditamos que alguns pais estejam com receio de tornar o caso público e trazê-lo para a polícia", disse.
Após a prisão, o homem foi conduzido à delegacia de Ceará-Mirim, onde prestou depoimento negando todos os crimes. O suspeito foi conduzido até o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para realização de exame de corpo de delito e será encaminhado a Delegacia de Plantão da Zona Norte, de onde deve ser encaminhado até um centro de triagem da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc).
Do G1 RN.

DEPUTADA MÁRCIA MAIA COBRA POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS E DE SEGURANÇA.


A preocupação com a Segurança Pública no Rio Grande do Norte foi tema do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSB), em sessão plenária nesta terça-feira (23). 

A parlamentar lamentou o que chamou de “aumento da violência” e cobrou do Governo do Estado mais investimentos em políticas públicas sociais e de segurança.

“A violência é hoje uma peça do cotidiano na capital e no interior do Estado. O que tem sido feito para combater as drogas com presença cada vez mais forte no RN e que tem relação direta com a violência? Qual a política social de prevenção, geração de emprego, trabalho e renda existente? É importante colocar em prática projetos como o Bolsa Atleta, por exemplo”, questionou Márcia, que é autora do projeto.



EM NATAL, DEPUTADO WALTER ALVES PARTICIPA DE REUNIÕES COM CORRELIGIONÁRIOS.


A tarde desta segunda-feira (22) foi bastante movimentada no escritório do deputado federal Walter Alves (PMDB-RN), em Natal. Durante o expediente, o parlamentar participou de reuniões com políticos e lideranças de diversas regiões do Rio Grande do Norte.

O primeiro encontro foi com o vereador de Natal e presidente do PMDB na capital do Rio Grande do Norte, Ubaldo Fernandes. O deputado e vereador conversaram sobre o projeto de transformar o Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, em uma Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE). A unidade está fechada e os serviços foram transferidos para o novo Hospital Municipal de Natal.

Walter se comprometeu em agendar uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, para apresentar o pleito. “Ainda nesta semana, entrarei em contato com o ministro para agendarmos uma reunião. Vamos unir forças para viabilizar esse projeto a favor da população natalense. Saúde é prioridade do nosso mandato”, conta Walter.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

USUÁRIOS APROVAM SERVIÇOS DO PROCON DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN.


Como forma de assegurar a excelência dos serviços prestados pelo Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor do Legislativo Estadual (Procon da Assembleia), o órgão promove constantes pesquisas de avaliação da satisfação dos usuários. 

Em seu mais recente estudo, feito com 284 consumidores atendidos pelo Procon da Assembleia, o órgão registrou que 93% dos usuários avaliaram positivamente a entidade.

De acordo com Dary Dantas Filho, coordenador do Procon, o alto índice é reflexo do contínuo processo de capacitação dos servidores do órgão e democratização dos canais de atendimento. “O trabalho do Procon Legislativo é referência e a nossa equipe passa por constante capacitação. Estamos interligados a um colegiado amplo e representativo”, afirma o coordenador.

Das 284 pessoas que responderam ao questionário, 233 atribuíram a nota máxima quanto ao grau de satisfação com o atendimento e serviços prestados, enquanto 32 consumidores deram nota 9. Os outros pesquisados sinalizaram com outras respostas.


RIACHO DOS CAVALOS/PB: PINTO COM QUATRO PATAS SURPREENDE FAMÍLIA DE APOSENTADA NO POVOADO DE TIMBAÚBA.


Um pinto que nasceu com quatro patas surpreendeu a família da aposentada, Rita Francisca de Sousa Lima, de 69 anos, mais conhecida por Dona Ritinha.

Dona Ritinha é uma agricultora ‘hoje aposentada’, que há mais de 50 anos reside no povoado de Timbaúba, localizada as margens da PB-325, no município de Riacho dos Cavalos/PB.

Segundo ela, há pouco mais de um mês ela deitou uma ninhada de ovos, e para surpresa de todos da casa, quando os pintinhos começaram a nascer, um deles veio ao mundo com quatro patinhas.

“Desde os tempos de minha avó, depois minha mãe, e durante esses mais de cinquenta anos que deitamos galinha, nunca tínhamos visto coisa igual”, disse a aposentada.

Quem registrou o filhote foi à estudante Yara da Silva Dantas, que visitou Dona Ritinha na manhã deste domingo (21). Ela disse que o animal consegue andar e se alimentar.

O veterinário Patrocínio Rochael Maia Neto, formado pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG /Campus de Patos, explicou a nossa reportagem, que o fato ocorre devido a uma má formação genética nos ossos e músculos dos animais.

O problema pode ser em decorrência de uma alteração genética, ou motivado por um ovo com duas gemas, e também pode se observar a hipótese de uma deficiência nutricional das aves.

“O pintinho pode ter uma vida normal, o único problema é quando ele for conviver com os demais, o mesmo poderá sofrer desvantagem na hora de se alimentar, em decorrência da deficiência”, disse Dr. Neto Maia.

Fonte: Portal Catolé News Via Blog Dia a Dia Notícias e Eventos.